Escola de Cinema Darcy Ribeiro homenageia Jean-Claude Bernardet

 sessão especial de cineclube

 

Em virtude de sua trajetória dedicada a pensar e fazer cinema, o cineasta, crítico e escritor Jean-Claude Bernardet é o grande homenageado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Centro do Rio, em sessão especial do Cineclube de Documentário, com exibição do documentário “A Destruição de Bernardet”, de Claudia Priscilla e Pedro Marques, seguido de entrevista com o professor e cineasta, no dia 5 de outubro, a partir das 14h, na Sala Ruy Guerra. A sessão tem entrada franca.

JCB – foto de Antonio Nepomuceno

Além de Bernardet, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro recebeu nesta edição outros importantes nomes como Walter e Vladimir Carvalho, na abertura, e pretende receber Cristiano Burlan, Roberto Berliner e Susanna Lira em próximas exibições. O Cineclube de Documentário tem atraído uma média de 60 pessoas por sessão e está em cartaz até 7 de dezembro, sempre aos sábados, às 14h, com exibição de filmes, seguida de entrevista com convidados, sob curadoria de Felipe Nepomuceno, diretor da Série “Sangue Latino” (Canal Brasil), e direção de Irene Ferraz.

Sinopse:

Em “A Destruição de Bernardet” (2018), documentário assinado por Claudia Priscilla e Pedro Marques, Bernardet reflete sobre as críticas recebidas por suas incursões como ator e revela suas perspectivas de vida, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o fato de ser portador do vírus HIV.

 

Sobre Jean-Claude Bernardet:

Nascido na Bélgica, de família francesa, Jean-Claude passou a infância em Paris e veio para o Brasil com sua família aos 13 anos, naturalizando-se brasileiro em 1964. É diplomado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e doutor em Artes pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP [3]

Interessou-se por cinema a partir do cineclubismo, e começou a escrever críticas no jornal O Estado de S. Paulo a convite de Paulo Emílio Salles Gomes. Tornou-se grande interlocutor do grupo de cineastas do Cinema novo, e especialmente de Glauber Rocha, que rompeu com ele a partir da publicação de Brasil em Tempo de Cinema (1967). Foi um dos criadores do curso de cinema da UnB, em Brasília, e deu aulas de História do Cinema Brasileiro na ECA, até se aposentar em 2004.[4]

 

Sessão especial com Jean-Claude Bernardet

Local: Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Endereço: Rua da Alfândega, 5 – Centro
Informações: (21) 2233-0224 | escoladarcyribeiro.org.br
Data: 5 de outubro
Horário: 14h
Evento gratuito

Programação Cineclube de Documentário

19 de outubro, sábado, 14h

Humberto Mauro / 2018 / André di Mauro – 90 min
(entrada franca)

26 de outubro, sábado, 14h

Juízo / 2007 / Maria Augusta Ramos – 90 min
(entrada franca)

9 de novembro, sábado, 14h

Mataram Meu Irmão / 2013 / Cristiano Burlan – 77 min
(entrada franca)

23 de novembro, sábado, 14h

A Farra do Circo / 2013 / Pedro Bonz e Roberto Berliner – 94 min
(entrada franca)

30 de novembro, sábado, 14h

Ex-Pajé / 2018 / Luiz Bolognesi – 81 min
(entrada franca)

7 de dezembro, sábado, 14h

Torre das Donzelas / 2018 / Susanna Lira – 97 min
(entrada franca)

Assessoria de Imprensa

George Patiño

Parceria Ilimitada

(21) 9858-7282

More From Author

LENTE DE CONTATO DENTAL VIRA MODA ENTRE OS FAMOSOS

Cyria Coentro reestreia monólogo falando sobre o amor